Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Alan Santos / PR

Apesar de dizer que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seguirá no cargo, o presidente Jair Bolsonaro teria autorizado interlocutores a buscar um nome para substituir o comando da pasta. As informações são do Blog do Valdo Cruz, no portal G1.



De acordo com a publicação, dois são os motivos pela procura de um novo ministro da economia: a) um possível pedido de demissão de Guedes; b) integrantes do governo estaria tentando convencer o presidente a trocar o comando do ministério pelo fato do atual titular da pasta não entregar o que teria prometido.

Na semana passada, Guedes teria dito que queria permanecer no cargo para realizar reformas estruturais, mas admitiu que sua permanência tinha um limite. Uma das condicionais seria se ele fosse obrigado a tomar medidas que colocassem em risco a responsabilidade fiscal.

Porém, o discurso mudou e Guedes passou defender que o governo ampare quem está em vulnerabilidade por causa da pandemia de Covid. O ministro defendeu a decisão de Bolsonaro de elevar para R$ 400 o benefício do Auxílio Brasil, que a equipe econômica defendia que fosse em R$ 300, para se encaixar dentro do teto dos gastos públicos.

Na última quinta-feira (21), quatro secretários do Ministério da Economia pediram demissão de seus cargos diante da mudança de postura do governo diante das regras do teto dos gastos para conseguir tirar do papel o aumento do Auxílio Brasil e também para outras despesas, como o auxílio a caminhoneiros.

 



Deixe sua opinião