Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um relatório elaborado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados aponta que o governo de Jair Bolsonaro descontinuou, deixou de implementar ou desidratou pelo menos nove políticas públicas ou instâncias de deliberação que tinham como objetivo garantir direitos à população negra e de combate ao racismo no Brasil. As informações são da coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.



Em 2019, o Governo Federal descontinuou o “Juventude Viva”, principal programa para prevenir e combater ao homicídio de jovens. Além disso, deixou de executar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Segundo a publicação, a realidade é oposta ao que acontecia em 2012, quando a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial investiu aproximadamente R$ 6,5 milhões em políticas públicas. No ano passado, essa quantia caiu para R$ 837,7 mil.

Atualmente, a secretaria alega que o fim do Comitê de Articulação e Monitoramento do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, feita por Bolsonaro, inviabilizou suas ações. Além disso, houve uma queda nos repasses à Fundação Cultural Palmares, chefiada por Sérgio Camargo. Segundo a própria fundação, até setembro deste ano, menos da metade dos recursos disponíveis para 2020 haviam sido empenhados.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.