Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve lançar a candidatura à reeleição no dia 23 de julho. O lançamento deve ocorrer em São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil. Como o pré-candidato Lula (PT) tem uma vantagem sobre Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto, o objetivo é reforçar a presença e tentar reduzir essa margem. As informações da CNN Brasil.
Neste momento, as pesquisas de intenção de voto vêm apontando para uma diferença de 15 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro. No primeiro turno, o petista aparece com 46% das intenções de voto contra 31% do atual presidente. Já no segundo, a margem é ainda maior, de 20 pontos percentuais: Lula com 54% e Bolsonaro com 34%.
Com isso, integrantes da campanha de Bolsonaro acreditam que um lançamento da candidatura em São Paulo seria encarado como um gesto importante para aproximá-lo do eleitorado paulista que é historicamente ligado à direita, além de reforçar o antipetismo.
O lançamento deve ocorrer na primeira semana das convenções partidárias. De acordo com o calendário eleitoral, a confirmação das candidaturas devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, no formato presencial, virtual ou híbrido.