Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Brasil / Secom

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar os governadores da região Nordeste após alguns estados que ainda não reduziram a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.



“O Nordeste não quer abaixar o preço, tá? Eu vou ver o que fazer aqui. Eu zerei todos os impostos de combustíveis, todos, e a lei mandou diminuir para 17% o ICMS dos combustíveis dos governadores”, disse Bolsonaro a apoiadores, na última segunda-feira (4). A declaração foi transmitida no canal “Notícias do Brasil”, no YouTube.

“Pessoal do nordeste está resistindo, entraram na justiça. É o pessoal que diz que trabalha para o povo, que o pobre tem que ser tratado de maneira especial e na hora de cumprir a lei, eles não cumprem”, acrescentou.

O presidente sancionou na semana passada um projeto que fixa em 17% o teto para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo. Porém, um trecho vetado por Bolsonaro compensava os estados pela perda de receita com o tributo.

O preço dos combustíveis é um dos principais pontos de crítica ao governo Bolsonaro, tanto pela rejeição que tem causado quanto pelas tensões internas que têm se intensificado. O presidente culpa a Petrobras e aos governadores estaduais. Já os governadores culpam Bolsonaro pela alta dos preços. Os gestores lembram que, no fim de 2021, congelaram o ICMS, e os preços dos combustíveis continuaram subindo mesmo assim.



Deixe sua opinião