Em cerimônia realizada na última quarta-feira (7), no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) partiu, mais uma vez, para o confronto com a imprensa. O assunto da vez foi o Operação Lava Jato. Segundo Bolsonaro, ao contrário do que a imprensa diz, a operação pode ter seu fim decretado “porque não existe mais corrupção no governo”. O presidente tem sido acusado de tentar enfraquecer os trabalhos da operação. A declaração foi feita durante o lançamento do programa Voo Simples.
“Queria dizer a essa imprensa maravilhosa nossa que eu não quero acabar com a Lava Jato… Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo”, disse Bolsonaro. “Eu sei que isso não é virtude, é obrigação. Para nós, fazemos um governo de peito aberto”, completou.
A Procuradoria Geral da República (PGR) indica que a Lava Jato pode ser encerrada em janeiro de 2021. Entretanto, no último mês de setembro, o procurador da Lava Jato, Roberson Pozzobon, afirmou em entrevista à CNN Brasil, “é impossível” encerrar até janeiro as mais de 400 investigações em curso na Operação.