Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente Jair Bolsonaro acusou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, sem provas, de preferirem a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro.
Em entrevista ao site Gazeta Brasil, nesta quarta (12), Bolsonaro fez duras críticas aos dois ministros. O presidente citou o fato de Moraes ter dito, durante julgamento em 2021 sobre a chapa encabeçada por Bolsonaro na eleição de 2018, que houve fake news nas eleições passadas e que, caso isso ocorrer novamente em 2022, vai cassar a chapa e prender o candidato.
“Quem esses dois pensam que são? Que vão tomar medidas drásticas dessa forma, ameaçando, cassando liberdades democráticas nossas, da liberdade de expressão? Por que eles não querem assim, porque têm um candidato? Os dois, nós sabemos, são defensores do Lula, querem o Lula presidente”, disse Bolsonaro.
Atualmente, Barroso preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Moraes (que comandará a corte durante o pleito de outubro) é o responsável por conduzir no STF investigações contra Bolsonaro e seus aliados.
Bolsonaro já teve problemas públicos com ambos, ao longo de seu mandato presidencial. Com Moraes, a situação ficou ainda mais tensa no feriado da Independência, no último ano, quando fez um ataque inflamado ao ministro, e logo em seguida redigiu, com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB), uma carta onde pedia desculpas pelo seu comportamento.