Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (2), para voltar a comentar sobre as investigações da Polícia Federal sobre o caso da compra mal sucedida dos respiradores pulmonares pelo consórcio do Nordeste.
Em sua conta no Twitter, Bolsonaro disse que o valor de quase R$ 49 milhões poderiam ser “aplicados em diversas outras ações de prevenção e combate à pandemia”.
“Dentre os equipamentos médicos de urgência e emergência mais necessários e mais adquiridos durante a pandemia, os ventiladores pulmonares tiveram destaque, notadamente, pela característica da doença de ocasionar o comprometimento extenso dos pulmões nos casos mais graves. À época da contratação da contratação realizada pelo Consórcio Nordeste, todo o país estava em uma crescente no número de casos de Covid-19, forçando os Estados e Municípios a abrirem novas unidades de atendimento, com ampliação da quantidade de leitos em UTI”, postou Bolsonaro.
Ainda de acordo com o presidente, o valor gasto na operação deixou quase 60 milhões de pessoas carente de equipamentos para o combate ao vírus e que poderia ser utilizado em outras ações de prevenção ao longo na pandemia.
“Assim, os desvios promovidos pela empresa contratada e demais envolvidos deixou a população de nove Estados – que abrangem 1.793 municípios e quase 60 milhões de pessoas – carente não apenas de equipamentos imprescindíveis para a sobrevivência de pessoas acometidas da forma mais grave de Covid-19, como também de recursos que poderiam ser aplicados em diversas outras ações de prevenção e combate à pandemia”, acrescentou o presidente.