Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Brasil

O Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado pela empresa de consultoria e pesquisa Quaest, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o melhor desempenho nas redes sociais entre pré-candidatos à presidência, no último mês.



De acordo com matéria do Jornal Folha de São Paulo, Bolsonaro liderou o ranking na maior parte do período analisado, entre os dias 18 de maio e 12 de junho. Porém, o presidente viu o seu principal adversário na corrida presidencial, o ex-presidente Lula (PT) registrou índices próximos e o ultrapassou em alguns momentos. O petista acabou sofrendo uma queda nos últimos dias depois de testar positivo para a Covid-19 e cancelar sua agenda.

Ainda segundo a publicação, o número do índice, que vai de 0 a 100, é calculado desde 2018 através de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

No último domingo (12), Bolsonaro tinha 33 pontos, contra 29,4 de Lula, apesar da queda em decorrência da Covid. O pico do atual presidente ocorreu após o seu primeiro encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles. A melhora do petista foi quando ele se casou com a socióloga Rosângêla Silva, mais conhecida como Janja.



Deixe sua opinião