O presidente Jair Bolsonaro mandou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudar o discurso sobre o início da vacinação no país. Desgastes sobre a imunização fizeram com que Bolsonaro mudasse sua postura sobre o começo da imunização. A informação é do blog do jornalista Valdo Cruz, no G1.
Inicialmente, Pazuello afirmou que a vacinação no Brasil começaria apenas em março. Entretanto, após uma reunião com governadores, o início foi antecipado para o final de fevereiro. Agora, a expectativa é de que a imunização comece no final de dezembro ou início de janeiro de 2021.
“A ficha caiu. O presidente entendeu que o desgaste estava só aumentando e caindo no colo dele. Aí mandou o ministro Pazuello ajustar seu discurso, porque, caso contrário, a população ficaria com a avaliação de que o governo trabalha, por questões políticas, para postergar a vacinação”, afirmou uma pessoa próxima de Bolsonaro ao blog do jornalista Valdo Cruz.
A vacina que pode ser usada na vacinação é a desenvolvida pela empresa Pfizer, em parceria com Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac.