Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
![](https://politicaaovivo.com/wp-content/uploads/2021/09/lula-jair-bolsonaro.jpeg)
Fotos: Ricardo Stuckert / Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, na última quinta-feira (6), que esteja tomando decisões baseadas no ex-presidente Lula (PT), seu adversário nas próximas eleições, e disse que o petista se aproveitou do “vazamento” da ideia de anistiar os devedores do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e se antecipou divulgando como proposta de campanha.
“Essas decisões você não toma de um dia para o outro. Começamos há alguns meses discutir esse assunto com a equipe econômica. Essa discussão acabou vazando. Daí o Lula se antecipou e falou que anistiaria”, disse Bolsonaro em entrevista à TV Nova Nordeste.
O presidente disse ainda que a medida estava editada desde o dia 30 de dezembro e que não foi uma “resposta” para o petista.
“Agora ele diz que só tomo decisão por causa dele. Está mentindo como sempre. Parece que não consegue falar nada sem mentir”, acrescentou.
Lula sugeriu a anistia para estudantes que devem o Fies durante sua passagem pela França, em meados de novembro do ano passado, ao participar de uma palestra realizada no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po).