Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente Jair Bolsonaro revelou, na última segunda-feira (8), que está próximo de se filiar ao PL. A decisão estaria 99% fechada. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, confirma ida do chefe do Executivo para a sigla, segundo a CNN Brasil.
De acordo com a emissora, Bolsonaro teria dito que não há risco da filiação dar errado. Uma reunião está agendada para ocorrer na quarta-feira (10) para tratar dos últimos detalhes da filiação com o presidente da legenda.
Já segundo a Folha de São Paulo, a ida Bolsonaro ao PL seria encarada como uma vitória dos aliados que defendem a tese de que o partido era o mais propenso a deixar a base do governo em 2022. Com isso, o presidente pode evitar uma eventual debandada no partido.
Ainda de acordo com a Folha, aliados temiam que, caso Bolsonaro não se filiasse, o partido poderia coligar com os ex-aliados do PT, pois tanto no PL quanto no PP, possuem diretórios estaduais, em especial no Nordeste, que podem apoiar o ex-presidente Lula na eleição em 2022.