Foto: Alan Santos / PR

A gestão pública do Brasil em relação à pandemia de Covid-19 é a pior do mundo. É o que diz um estudo publicado nesta quinta-feira (28), pelo grupo Lowy Institute de Sydney, na Austrália. O estudo aponta a Nova Zelândia como o país a adotar a melhor estratégia.



O instituto analisou a atuação de 100 países e usou seis critérios para avaliar a gestão de cada nação durante a pandemia da Covid-19. Casos confirmados, mortes e capacidade de detecção da doença foram alguns desses cirtérios.

Segundo dados do ministério da Saúde, até a última quarta-feira (28), o Brasil contabiliza 8.996.876 de infectados e 220.161 mortes, para uma população de 209,5 milhões de habitantes. Já a Nova Zelândia teve 2.299 casos do novo coronavírus e 25 mortes desde o início da pandemia, em uma população de cerca de 5 milhões de pessoas.

Além da Nova Zelândia, Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka completam a lista dos dez países que melhor atuaram na pandemia. No final da lista estão Brasil (98), México, Colômbia, Irã e Estados Unidos.

Em número de mortes causadas pela covid-19, o Brasil só perde para os Estados Unidos. Tanto Bolsonaro como Donald Trump foram criticados por minimizarem o vírus e se posicionaram contrários a lockdowns e fechamentos, enquanto os países registravam crescimento no número de casos e óbitos causados pela doença.





Deixe sua opinião