Foto: Carol Garcia/GOVBA

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, acredita que um lockdown não seria viável para este momento da pandemia no Brasil. O posicionamento vai contra o indicado pelo coordenador do Cômite Científico do Consórcio do Nordeste, Miguel Nicolelis.



“Um lockdown em todo Brasil, do meu ponto de vista, neste momento, poderia expor nossas fragilidade, nossa capacidade de manter essa determinação. Não existe ambiente, não temos capacidade de implementar essa medida no país, como aconteceu em outros países da Europa onde o exército foi para rua impor restrições”, disse Vilas Boas.

Ainda de acordo com o secretário, medidas mais rigorosas só devem ser adotadas para evitar uma clara possibilidade de um colapso no sistema público de saúde.

“Nós não podemos condenar as pessoas a ficarem em casa, muitas moram em uma casa pequena nos bairros da periferia, onde vivem oito, dez pessoas juntas. Medidas mais rigorosas só serão tomadas diante da constatação de que não há mais vagas de UTI; aí poderemos sentar e discutir medidas de exceção. Agora, mantendo a taxa de internação com relativa folga, como estamos agora, com mais de 20%, é desnecessário impor mais esse sofrimento à população, que já está fadigada com quase um ano de pandemia”, afirmou.





Deixe sua opinião