Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O governador Rui Costa (PT) comentou, nesta quinta-feira (17), sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução do preço dos combustíveis, na Câmara dos Deputados.
O governador acredita que o problema da alta dos derivados do petróleo é consequência da falta de investimentos a longo do país no setor de energia, o que colabora com o aumento da conta de luz e do gás. Rui, que participou da cerimônia de 197 anos da Polícia Civil, afirmou ainda que o Brasil “patina” no assunto desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que ocorreu em 2016.
“O Brasil patina nos investimentos de energia, por isso a conta de luz está tão alta, por isso que o preço do gás está tão alto, porque nós não temos uma política estruturante de longo prazo e que garanta segurança energética para o país. Os gestores de plantão preferem ficar fazendo politicagem com esse importante elemento que compõe os custos da indústria, do comércio e da vida do ser humano, que é o custo de energia. Então, eu acho que é importante que a gente pense no longo prazo”, afirmou Rui.
A alta dos combustíveis criou mais uma queda de braço entre o presidente Jair Bolsonaro e os governador. Enquanto o chefe do Planalto atribui a alta ao ICMS cobrado pelos estados, o gestores acusam a política de preço adotada pela Petrobras.