Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O governador Rui Costa (PT) voltou a fazer um alerta sobre a situação da Saúde no Brasil. Na última terça-feira (16), o país registrou quase 3 mil mortes por causa do vírus. Para o petista, o número é o anúncio de uma tragédia no sistema de Saúde.
“Ontem [terça-feira – 16], no Rio Grande do Sul, tivemos 502 óbitos. Uma população muito menor que a Bahia: 502 óbitos. Então a tragédia se anuncia no Brasil. O colapso se anuncia. Ontem chegamos à quase 3 mil óbitos por dia”, disse o governador, em entrevista à Record TV Itapoan, na manhã desta quarta-feira (17).
Rui alertou que a situação da pandemia na Bahia também preocupa. Apesar do aumento da oferta de leitos para atender pessoas com covid-19, a pressão sobre o sistema de saúde público segue aumentando.
“Hoje eu vi os relatórios aqui pela manhã. Recebi do secretário estadual de Saúde [Fábio Vilas-Boas], recebi do secretario municipal aqui de Salvador [Leo Prates]: a demanda continua muito forte por leitos de UTI. Por mais que nós estejamos abrindo leitos praticamente todos os dias, a pressão continua muito grande”, disse.
Ainda segundo o governador, a taxa de ocupação nas UTIs só segue no patamar de 86% por causa dos leitos abertos nos últimos dias. “Nós estamos abrindo no interior, em várias cidades, o total de 221 leitos. Abrimos nesta semana, por exemplo, na cidade de Caetité. Estamos abrindo mais dez leitos também em Brumado. Dez leitos no Hospital do Oeste. Onde é possível nós estamos abrindo leitos. Temos 20 leitos pra abrir em Bom Jesus da Lapa nos próximos 15 dias, se Deus quiser. Já tínhamos aberto 200 leitos na Fonte Nova. [Abriremos] mais 280 agora e mais 220 no interior, um volume grande de leitos. Se a taxa já não ultrapassou 100%, isso se deve à abertura constante de leitos que estamos fazendo, tanto de UTI quanto de suporte ventilatório e leitos clínicos”, afirmou.