Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O prefeito Bruno Reis (DEM), alertou para a possibilidade do sistema de saúde de Salvador entrar em colapso com a nova alta de casos de covid-19.
Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (21), o gestor disse que sua maior preocupação é em relação a leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O prefeito revelou que não há leitos “suficientes” para atender a população e, por isso, a prefeitura pode retomar algumas medidas restritivas.
“Se houver risco de termos um colapso no sistema de saúde, esse colapso pode ocorrer em leitos de UTI. Nós temos limitações. Nós temos condições de mobilizar leitos de enfermaria numa rapidez muito maior porque são leitos mais simples, com exigência mais simples de equipamentos para funcionamento. Se houver risco de ter um colapso, principalmente por conta do aumento da Covid, nós não temos leitos de UTI suficientes para atender. Desta forma, nós teremos que avançar nas medidas restritivas”, disse Bruno.
“Temos que levar em consideração que a grande diferença em relação a 2021 e 2020, é o alto percentual de vacinação e o fato da variante Ômicron ser menos agressiva. A demanda e procura maior não é por leitos UTI e sim pelos serviços de emergências. Espero que não tenhamos que avançar para outras medidas de isolamento social, mas caso seja necessário, nós iremos fazer”, completou.