Foto: Betto Júnior / Secom.

O prefeito Bruno Reis (DEM) apresentou, nesta terça-feira (12), o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Durante o anuncio, o gestor disse que a rede municipal de saúde tem capacidade de receber e armazenar os insumos.



De acordo com o prefeito, Salvador já conta com refrigeradores, ultrafreezers e câmaras frias à disposição para receber as doses das vacinas assim que houver a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Para a infraestrutura para fazer a vacinação, leia-se, primeiro a capacidade de armazenamento. Considerando essa rede de frio municipal, que é o que estaria no hospital, e na vigilância santiária, nós temos quatro câmaras de conservação de vacinas de 972 litros, que daria para acumular 98 mil doses. Temos quatro refrigeradores comerciais de 850 litros, mais uma câmara fria fixa, que dá para armazenar aproximadamente 5 milhões de doses nessa temperatura de -2 a -8 graus. Além dos quatro ultrafreezers para armazenar as doses que precisam de -70º, como a da Pfizer. Admitindo que a gente tenha disponibilidade de adquirir a vacina da Pfizer, ou que o governo federal adquira e possa distribuir para a gente, nós estamos preparados para receber”, disse Bruno.

“Eu não sei se outros municípios estão preparados para receber essa vacina da Pfizer, que tem essa exigência. Mas, independente da necessidade de armazenamento da vacina, seja qual for, Salvador já dispõe dessa capacidade de armazenamento. Além disso, em sete dos nossos 12 distritos sanitários, temos a capacidade de armazenar mais 686 mil doses em câmaras de conservação de vacinas. E na rede fria local, que são as salas de vacinação. Nós temos 158 unidades de saúde e, em 153 delas, temos salas de vacinação, que podem armazenar de -115 a -35 e realizar esse processo de vacinação. Exceto a da Pfizer, podemos armazenar e vacinar em todos os nossos postos de saúde”, completou.





Deixe sua opinião