Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O deputado federal Cacá Leão (PP) defendeu as do relator, classificadas como “orçamento secreto”, por uma suposta dificuldade de verificar quem dispunha das verbas aplicadas. Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, gravado na última segunda-feira (10), o parlamentar garantiu que a “RP9” garante a transparência dos recursos.
“Essa questão da RP9, das emendas do relator, é exatamente o contrário: se as pessoas sabem hoje para onde o recurso vai, é porque exatamente existe aquele marcador. Antigamente, esse recurso era colocado dentro dos ministérios, na forma de RP2, eram gastos e ninguém sabia de que forma estava sendo feita, como estava sendo conduzida. Quando você cria o marcador, automaticamente você consegue acompanhar a execução daquele recurso. Isso foi feito para o orçamento de 2018 e trouxe muito mais transparência para esse processo”, disse.
“O que acabou, ao longo do tempo, foi que esse recurso foi aumentando, ampliando essa discussão, e muitas vezes não se sabia quem era o autor responsável por aquela emenda do relator. Isso foi resolvido também, do ano retrasado para o ano passado, quando se criou um sistema onde as propostas são cadastradas”, acrescentou.