Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Após um período de queda ou estabilidade, a situação da pandemia se agravou em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), ocasionando a ocupação de 100% dos leitos de UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), na última semana foram confirmados 292 novos casos, e há quatro pacientes na fila de espera. “Em apenas 20 dias o cenário mudou completamente”, afirmou o titular da pasta, o médico Elias Natan.
“Mesmo quando estávamos com um quadro de relativa estabilidade eu já vinha ressaltando a necessidade de evitarmos aglomerações, usarmos a máscara e o álcool em gel. Não podemos vacilar em nenhum momento, senão o cenário que vivemos no pico da segunda onda acontecerá de novo numa terceira onda ainda maior”, disse Elias.
“Enquanto não tivermos uma vacinação em massa precisamos manter todas as ações preventivas. Inclusive quem já se vacinou”, completou.
Em Camaçari, 48.037 pessoas foram vacinadas com a primeira dose até a última segunda-feira (31) e 18.361 receberam a aplicação de reforço. Elias Natan afirmou que, com a chegada dos festejos juninos, mesmo com o Camaforró e outras tradicionais festas juninas suspensas na Bahia, a preocupação dos órgãos de saúde é grande.