Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

A Câmara Municipal de Salvador realizará, nesta quarta-feira (26), às 18h30, no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial em homenagem aos 40 anos da TVE – Televisão Pública da Bahia. A celebração marca quatro décadas de compromisso democrático, respeito à diversidade, defesa das liberdades, combate a todas as formas de discriminação e valorização das vozes que constroem a identidade da Bahia. A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 12.3, em sinal aberto) e pelas redes sociais do Legislativo Municipal (www.facebook.com/tveradiocamara).



Proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a solenidade reconhece a importância histórica da emissora para o fortalecimento da comunicação pública no Brasil. Para Marta, a TVE desempenha papel fundamental na luta antirracista e no enfrentamento ao racismo religioso, sempre promovendo a pluralidade baiana, às tradições afro-baianas e mantendo um caráter de respeito a todas religições sua programação. “A TVE empodera o nosso povo ao garantir visibilidade e informação de qualidade, especialmente para quem teve suas narrativas silenciadas por tanto tempo. Ela se mantem firme num propósito de educar, de informar, de colaborar com a cidadania baiana de maneira isenta, criativa e independente”, afirmou.

A sessão especial reunirá profissionais, artistas, gestores, representantes de blocos afros, lideranças culturais e personalidades que marcaram a trajetória da emissora e ajudaram a transformar a TVE em referência nacional.

A vereadora também lembra que, enquanto grande parte das emissoras comerciais dependem de publicidade e de pautas apelativas, a TVE segue um caminho próprio. “É uma TV pública que não explora a dor alheia, que não se rende ao sensacionalismo e que mantém uma linha editorial comprometida com a verdade, com a diversidade e com a educação. Para nossas crianças, oferece conteúdos educativos sem publicidade, protegendo valores e promovendo conhecimento”, afirmou.

O diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, reforça que os 40 anos da TVE representam modernização, expansão e reconhecimento nacional. “Hoje a TVE está disponível para mais de 60 milhões de brasileiros pelo canal 222 das parabólicas digitais. É a cultura da Bahia atravessando o país com responsabilidade social e comunicação pública de qualidade”, afirmou.

Flávio destaca ainda que a emissora se tornou uma das maiores vitrines da produção cultural baiana. “A TVE fortalece o audiovisual do estado, valoriza artistas locais, exibe shows, documentários, festividades populares e dá protagonismo à estética afro-baiana com o respeito que ela sempre mereceu”, disse.

Outro ponto celebrado na sessão será o papel da TVE como Casa do Futebol Baiano, transmitindo todas as competições estaduais e aproximando torcedores dos seus clubes. Em vários momentos, a emissora alcançou liderança de audiência — feito raro entre televisões públicas no país.

Para Marta, o aniversário da TVE é também um chamado à defesa da comunicação pública e acontece na mesma semana da Marcha das Mulheres Negras, o que, segundo ela, reforça a ligação da comunicação pública com a democracia e com a justiça racial. “A TVE sempre enalteceu a mulher negra onde ela quis estar, seja na política, na cultura, nos blocos afros, nas comunidades. É pluralidade na prática. É resistência cultural, é memória e é futuro. Pertence ao povo da Bahia e precisa continuar sendo fortalecida”, destacou.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.