Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Reprodução / Instagram

Os principais candidatos ao governo da Bahia nas próximas eleições (Jaques Wagner, ACM Neto e João Roma) lamentaram nas redes sociais, nesta quinta-feira (13), mais um ano sem a tradicional festa da Lavagem do Bonfim, novamente em decorrência da pandemia da Covid-19



O senador e pré-candidato do PT, Jaques Wagner, celebrou a data em seu Instagram, mas ressaltou que infelizmente, será mais um ano sem os festejos tradicionais de rua.

“Hoje é um dia muito especial aqui na Bahia. Dia de celebração do SenhorDoBonfim, nossa festa mais simbólica, significativa e emblemática. Infelizmente, será mais um ano distante da Sagrada Colina, sem as ruas da Cidade Baixa tomadas de gente vestindo branco e a nossa tradicional caminhada de agradecimento e devoção. Mas com saudade e muita fé, desejo que tenhamos saúde para estarmos juntos o quanto antes, celebrando a diversidade religiosa, a cultura e a força do povo baiano. Que o Senhor do Bonfim nos abençoe!”, escreveu o senador.

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), também postulante ao Palácio de Ondina, também fez uma publicação exaltando a data de hoje. No texto, Roma pede que o silêncio deixado pela ausência do corteja seja aproveitado para pedir bençãos ao Senhor do Bonfim.

“Hoje é dia de resgatar memórias de um dos momentos mais esperados do calendário de festas populares da nossa amada Bahia: a festa do Senhor do Bonfim. Mas também é dia de saudade, porque esse ano não poderemos contar com essa celebração alegre, democrática e pela fé que nos une. Que aproveitemos o silêncio da festa para nos conectarmos com o sagrado e pedir ao nosso Senhor do Bonfim que continue abençoando o nosso estado e enchendo o coração dos baianos de esperança. Que possamos preencher essa saudade com o nosso coração em oração”, escreveu o ministro, que inclusive cumpre agenda em Salvador nesta quinta (13). 

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), também dedicou uma publicação relembrando o momento, e disse sentir saudades da festa, além de pedir bençãos ao Senhor do Bonfim.

“Onde eu queria estar agora? Vestindo branco, recebendo o carinho das pessoas da Conceição da Praia à Colina Sagrada, tomando aquele banho de folha que lava a nossa alma de verdade, renovando a minha fé e ficando encantado, como se fosse a minha primeira vez ali, com o batuque, a multidão, o sincretismo, a capoeira e o cortejo das baianas. Que saudade dessa festa que faz a gente sentir a força da Bahia e a energia que só a nossa gente tem. Peço a Nosso Senhor do Bonfim que nos abençoe, nos proteja e ilumine todos os nossos caminhos. Amém”, escreveu ACM Neto.

Apesar dos festejos sagrados, a festa do Bonfim sempre teve um ‘tempero’ especial em ano eleitoral, com a presença ainda maior de nomes políticos e candidatos, além da formação de bloquinhos por partidos.




Deixe sua opinião