Foto: Secom

O governador Rui Costa (PT) criticou nesta segunda (01) o sistema de capitalização proposta para a reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Conforme o gestor baiano e presidente do Consórcio dos governadores do Nordeste, como um dos pontos negativos no texto da reforma, a capitalização ainda não foi resolvida. Rui afirmou que o sistema deixará um rombo nos estados e vai aumentar as contas públicas.

“Eu não vejo nenhum sentido que é aplicar a capitalização. Primeiro porque isso vai provocar um rombo na conta dos estados e do governo federal, porque você tira a receita dos novos que entrarem no novo modelo e o dinheiro deles vai para outro lugar. O dinheiro deles ajuda hoje a financiar o déficit, um exemplo, se a Bahia teve ano passado um déficit de R$4 bi, se já estivesse valendo a regra, seria 5 ou 6 bilhões, porque eu não teria o ingresso do dinheiro dos novos e entraram no estado nesses 4 anos, 11 mil pessoas. Então, o dinheiro dessas 11 mil está ajudando a financiar o déficit dos aposentados.  Na hora que eu disser que o dinheiro dos novos vai para outro lugar, eu vou aumentar o rombo. Se a reforma é para sanear as contas públicas, nós estamos aumentando”, disse.

 

Notícias curtas, rápidas e exclusivas. Acesse a página principal do Política ao Vivo e fique bem informado no maior site baiano de conteúdo exclusivamente de política local. 

Deixe sua opinião