Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Apadrinhado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), o ex-deputado federal Ronaldo Carletto aposta em um número expressivo de prefeitos eleitos pelo Avante, partido presidido por ele, para brigar pela vaga de vice da chapa encabeçada por Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026. A meta estipulada seria cerca de 75 prefeitos.
De acordo com informações obtidas pelo Política ao Vivo, Carletto tem como desejo o posto hoje ocupado por Geraldo Júnior (MDB), e entende que para isso, precisa eleger uma grande quantidade de prefeituras pelo estado no pleito de outubro.
Atualmente, o Avante é a segunda legenda com mais prefeitos na Bahia, atrás apenas do PSD, mas a quantidade de gestores só foi alcançada com os esforços de Carletto, que recebeu o partido das mãos de Rui.
Um dos nomes ouvidos pelo Política ao Vivo disse Carletto entende que não há espaço para pleitear uma das cadeiras para o Senado, que devem ficar com Rui Costa e Jaques Wagner (PT), e que por isso o ideal é mirar o posto de vice. O dirigente ainda estaria apostando na sua infringia política para convencer os cardeais governistas de que seria o perfil perfeito para compor a chapa com o governador petista.
Carletto também possui acordo com cerca de quatro deputados estaduais para que eles migrem para o Avante na janela partidária de 2026.
Carletto assumiu o partido em 2023, logo após perder uma queda de braços com Mário Negromonte Júnior pelo comando do PP. Desde então, o presidente da sigla tem filiado prefeitos e feito esforços para conquistar cidades na eleições municipais, tirando gestores de legendas como PP e PSD.