Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
![](https://politicaaovivo.com/wp-content/uploads/2021/10/chesf-sobradinho.jpeg)
Foto: Acervo/Chesf
O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas apresentou melhoras nos últimos meses por causa da chuva. Apesar disso, o setor elétrico ainda requer uma atenção para 2022.
Para o Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o ano que vem seguirá precisando de atenção e de medidas excepcionais para garantir o fornecimento de energia.
“A despeito da melhoria das condições de atendimento eletroenergético, tanto para 2021 quanto as perspectivas para 2022, permanece a situação de atenção e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) mantém o trabalho de acompanhamento permanente”, diz o ministério em nota.
“Todas as ações tomadas são respaldadas por estudos prospectivos elaborados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e pelo acompanhamento das demais medidas excepcionais em curso, que são fundamentais para a garantia da segurança do atendimento ao Sistema Interligado Nacional, especialmente, para 2022”, completa.
Neste mês de dezembro, o governo havia limitado o acionamento de usinas termelétricas a, no máximo, 15 mil megawatts (MW) médios, incluindo eventual importação de energia do Uruguai e Argentina. O objetivo é reduzir o custo de geração de energia. Antes disso, não havia limite e o operador do sistema podia acionar a quantidade necessária para garantir o fornecimento de energia ao país.