Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Dois ministros do governo Lula (PT) desejam continuar ocupando seus cargos dentro da gestão petista, mesmo após a federação União Progressista anunciar o rompimento com o governo.
De acordo com a CNN Brasil, nesta sexta-feira (26), as conversas dos ministros do Turismo, Celso Sabino, filiado ao União Brasil, e dos Esportes, André Fufuca, filiado ao PP, com o presidente Lula tiveram inicio nesta quinta após o petista retornar dos Estados Unidos.
A publicação ainda dá conta de que duas alternativas são as favoritas: a primeira seria um pedido de licença por parte dos ministros de seus partidos ficando, desta forma, no comando das pastas até o prazo para desincompatibilização eleitoral, em 2026. A segunda seria que o presidente Lula passasse a considera-los como sua “cota pessoal”, podendo ocupar ministérios apesar da filiação a partidos da base.
De acordo com o texto, a terceira opção seria uma saída dos ministros, cumprindo as ordens da federação, mas indicando aliados para ocuparem seus atuais cargos.