Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Colunista do jornal Folha de S.Paulo, José Luiz Portella escreveu em um artigo que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pode ser a surpresa de Lula no Ministério da Fazenda.
Em seu texto, o colunista diz que a “transição de governo tem sido um jogo de aparências para fascinar o público-alvo, de modo a acalentá-lo e ganhar prestígio”, mas “a suposição de que os componentes da transição são os controladores da formulação política futura é incorreta”.
Para ele, o controle das decisões futuras do Brasil está nas mãos de Lula e de um núcleo dominante: Jaques Wagner, Rui Costa e outros nove nomes.
Para o Ministério da Fazenda, ele cita Fernando Haddad, que quer ser, mas pode não ter força, Alexandre Padilha, Wellington Dias, e Rui Costa, que, segundo ele, “pode ser surpresa: na Bahia, trabalhou bem com a iniciativa privada e realizou políticas de ajuste fiscal”.
José Luiz Portella é doutor em história econômica (USP) e pesquisador do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo).