Fotos: Reprodução / TV / Agência Brasil

O colunista Mathias Alencastro, do jornal Folha de São Paulo, defendeu em um artigo de opinião que os governadores do Nordeste, com a criação do Consórcio, presidido pelo governador Rui Costa (PT), são responsáveis pela criação de um novo projeto progressista no Brasil.

“Com o Nordeste como principal palco eleitoral, essa geringonça regional, para retomar o conceito criado em Portugal, virou o único ponto de partida possível de um novo projeto progressista nacional”, diz o artigo, citando o avanço de Bolsonaro na região do Nordeste.



Ainda de acordo com o autor, “o campo progressista deve estar preparado para a batalha regional. A estratégia do PT de apostar na nostalgia lulista de um eleitorado jovem, transformado por uma revolução do mercado do trabalho e da comunicação, está fadada ao fracasso”.

Mathias Alencastro inicia o texto, que pode ser encontrado na íntegra na Folha desta segunda-feira (17), assim: “O avanço de Jair Bolsonaro no Nordeste não é um acidente provocado pela pandemia, mas o destino natural do seu projeto de poder. A extrema direita se move pelo desejo de conquistar os bastiões dos seus inimigos políticos”.





Deixe sua opinião