Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Com a cidade de Salvador perto de entrar em um colapso no sitema de Saúde, por conta da alta de casos de Covid-19, como alertado pelo secretário Leo Prates, nesta quinta-feira (11), o Governo do Estado segue com o Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas fechado.
No dia 22 de fevereiro, o Política ao Vivo fez uma denúncia sobre o hospital, que teve suas obras concluídas ainda em 2020, e estava sem abrir em plena pandemia da Covid-19. Na época, a Sesab afirmou que a abertura da unidade dependia de um leilão, previsto para o mês de março. Após a repercussão da matéria e às cobranças da população, o governador Rui Costa (PT) anunciou, em 2 de março, que solicitou à Secretaria de Saúde a realização de licitação emergencial para que uma organização administrasse o hospital.
“De forma excepcional e especial iremos abrir os leitos do Hospital Metropolitano e estamos lançando mão de todas as alternativas que nós temos. Lembro que isso tudo não será suficiente se não contarmos com a colaboração da população com uso de máscara e manutenção do distanciamento social”, disse o governador. Porém, nove dias já se passaram e o assunto não foi mais lembrado. Na última semana, outro hospital de campanha, o da Arena Fonte Nova, voltou a funcionar.
A Bahia, em especial Salvador, vive o pior momento da pandemia de Covid-19. Só nos últimos três dias (8,9 e 10), a Sesab contabilizou 11.562 novos casos da doença no estado. O número de mortes também assusta, totalizando 316 óbitos em 72 horas.
Ainda não há informações da data de abertura do Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas.