Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Câmara/Divulgação/PSD

A informação dada pelo jornalista Guilherme Amado de que o deputado federal Antônio Brito tem sido preparado pelo PSD para a sucessão de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara dos Deputados, que acontecerá em 2025, pode trazer um embate inédito entre baianos pelo comando do parlamento brasileiro.



Considerado o principal aliado de Lira na Câmara, o também baiano Elmar Nascimento (União Brasil) já é tido como sucessor natural do atual presidente. Assim como Antônio Brito, Elmar possui um bom trânsito na Casa, e deve ser o indicado pelo grupo ligado ao pepista.

Pesa a favor de Antônio Brito a ampla bancada do PSD na Câmara e a relação com o senador Otto Alencar (PSD). No segundo mandato no Congresso Nacional, Otto é um dos principais atores políticos do país atualmente, além de ser um dos principais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A depender do cenário, Antônio Brito poderá contar com o apoio turbinado e ser alçado como candidato do governo Lula para bater de frente com o nome apoiado por Lira, que tende a ser Elmar.

Baiano é preparado para sucessão de Arthur Lira na Câmara

Em contato com o Política ao Vivo na última semana, políticos ligados a Elmar reforçaram a ideia de que ele hoje é favorito para a sucessão de Arthur Lira com larga vantagem. O cenário, entretanto, não deve ser tão fácil, caso enfrente um parlamentar com a mesma força.

A última vez que um baiano ocupou a cadeira de presidente da Câmara dos Deputados foi na década de 1990, quando Luís Eduardo Magalhães (m.1998) comandou a Casa entre 1995 e 1997.



Deixe sua opinião