Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Brasil / Agência Câmara

Líder da robusta bancada do União Brasil na Câmara Federal, o deputado federal Elmar Nascimento começa a dividir o protagonismo dentro da legenda e no bloco de oposição com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), antes considerado peça principal absoluta no tabuleiro político baiano.



No seu terceiro mandato na Câmara, Elmar tem conseguido estar entre os nomes mais influentes entre os 513 parlamentares eleitos em 2022. O baiano, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial do ano passado, foi relator da ‘PEC da Transição’ do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem chegou a flertar. Seu capital político chegou a render uma vaga na Esplanada dos Ministérios, recusada pelo próprio Elmar, em um movimento que poderia lhe colocar uma prateleira acima na política local e nacional.

Além disso, o parlamentar ainda conseguiu vencer uma queda de braço com os aliados de Lula, e manteve a forte influência sobre a Codevasf. Além disso, Elmar tem participado com frequência dos programas e jornais de nível nacional, como as declarações recentes a canais como a GloboNews.

Ainda pesa a favor de Elmar a aliança e relação próxima com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), reeleito com folga para comandar a Casa pelo próximo biênio.

Apesar do destaque e força política que Elmar conseguiu recentemente, ACM Neto ainda é considerado o principal nome do grupo. Mesmo com a derrota avassaladora para Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pelo governo, o ex-prefeito de Salvador teve uma votação expressiva, principalmente em Salvador e Região Metropolitana, e conseguiu levar aliados de longa data do grupo governista, como João Leão (PP) e Marcelo Nilo (Republicanos), para seu bloco.



Deixe sua opinião