Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Com a nomeação de João Leão para a Secretaria de Planejamento do Estado, oficializada nesta quarta-feira (5), por publicação no Diário Oficial, o ex-senador e titular da pasta, Walter Pinheiro, desembarca do cargo e fica, até que sejam promovidas outras mudanças, sem nenhum posto no governo.
Na publicação, a exoneração de Pinheiro aparece junto com as nomeações de João Leão para o Planejamento, pasta ocupada ants pelo ex-petista, e Nelson Leal para o Desenvolvimento Econômico, no lugar de Leão.
Walter Pinheiro foi, durante décadas, um dos quadros mais importantes do PT no estado. Em 2008, como candidato à prefeitura de Salvador, Pinheiro protagonizou uma das eleições mais polarizadas na cidade desde a redemocratização, perdendo para o então prefeito João Henrique (PMDB).
Em 2011, Pinheiro foi eleito o primeiro senador petista da Bahia, mas acabou se desligando do partido em 2016, no período do impeachment de Dilma Roussef (PT). No período em que esteve no Senado, Pinheiro teve uma posição independente e distante da bancada do partido. O ex-senador estava na Seplan desde 2019.