Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Divulgação/GovBA/ União Brasil

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve contar com mais da metade do tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio durante as eleições de 2026 se PDT e PP confirmarem o apoio ao seu nome.

A estimativa feita pelo Política ao Vivo se baseia nas regras adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a divisão do tempo de mídia entre os candidatos, levando em consideração a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados.

Jerônimo deve ser apoiado por uma coligação ampla, composta pela federação PT-PCdoB-PV, além de PSD, PSB, PDT, PP, MDB e Avante. Juntas, essas siglas somam 249 deputados federais eleitos em 2022, o que corresponde a 48,54% do total de parlamentares da Câmara.

Já ACM Neto (União Brasil), que pode ser o adversário de Jerônimo na disputa, contará com o apoio de União Brasil, PL, PSDB e Republicanos, cujos partidos somam 212 deputados federais, o que representa cerca de 41,33% da Câmara. Se não tiver o PL, a situação de ACM Neto ficará bastante complicada.

A vantagem de Jerônimo Rodrigues se deve, principalmente, à adesão de dois partidos com bancadas expressivas: o PDT, com 17 deputados, e o PP, com 47. Essas legendas ampliam significativamente o tempo de TV do atual governador, que já contava com o PT e o PSD como principais forças da coligação.

Pelas regras eleitorais atuais, 90% do tempo de propaganda é distribuído proporcionalmente ao número de deputados dos partidos que compõem cada coligação, enquanto os 10% restantes são divididos igualmente entre os candidatos.



 



Deixe sua opinião