A cidade de Ilhéus, localizada na região Sul da Bahia, pode ter atingido a “imunidade de rebanho”, quando a maioria da população é infectada por um vírus, fazendo com que o número de casos diminua. Foi o que especulou o governador Rui Costa (PT) sobre redução no números de transmissão do novo coronavírus (Covid-19).
“Provavelmente lá tenha alcançado o que se conhece como imunidade de rebanho. Porque, se isso for a expressão da contaminação do vírus na cidade, Ilhéus está caindo drasticamente o número de casos”, disse Rui durante a entrega da reforma da Unidade de Emergência Pediátrica de Pirajá, em Salvador, na manhã desta quarta (2).
Rui usou como base a conclusão de testes feitos na comunidade escolar de Ilhéus. Segundo o gestor, foram feitos de maneira voluntária testes em quase 50% do grupo, que contou com professores, estudantes e servidores. Os resultados apontaram que aproximadamente 24% testaram positivo para a covid-19.
“É um número extremamente elevado, porque na Bahia a gente não chegou a 2% da população oficialmente contaminada, o que seria 300 mil pessoas de um total de cerca de 15 milhões de habitantes”, disse o governador.