A campanha de vacinação contra a Covid-19 completa um mês nesta sexta-feira (19). Até então, mais de 398 mil pessoas foram vacinadas na Bahia. Destes, 22.298 já receberam a segunda dose até às 15h da última quinta-feira (18).
Entretanto, segundo o portal G1, com ritmo atual, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) prevê imunizar toda a população da Bahia em um prazo de até quatro anos. “O Ministério da Saúde estimava que cada fase duraria um mês e o plano operacional de vacinação na população brasileira duraria 16 meses. Porém, em virtude da entrega a conta-gotas, cada fase deve durar quatro meses e o plano total deve chegar a quatro anos”.
De acordo com a Sebab, a lentidão da entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde vem dificultando a vacinação dos grupos prioritários.
“O grupo prioritário na Bahia totaliza 4,957 milhões de pessoas, sendo cerca de 1,4 milhão somente na primeira fase. No entanto, a lentidão do Ministério da Saúde possibilita imunizar apenas 439.980 pessoas das 1,4 milhão previstas na primeira fase, ou seja, cerca de 31%”, disse a secretaria ao G1.
O primeiro mês de imunização foi marcado pela falta de vacinas da primeira dose. Em Salvador, a vacinação precisou ser suspensa após fim de imunizantes, na última terça-feira (16). A partir de então, apenas profissionais da linha de frente estão recebendo a segunda dose da CoronaVac.