Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
De acordo com uma reportagem exclusiva do portal Terra, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial do Tribunal Superior Eleitoral está apurando quais partidos permitiram que seus candidatos alterassem a autodeclaração para garantir a eleição.
Vera Lúcia, advogada eleitoral que compõe a lista tríplice para vaga de ministra do TSE, disse à reportagem que um dos motivos para que candidatos tenham burlado a autodeclaração foi o Fundo Eleitoral. Entretanto, o principal, para ela, é a manutenção do poder por uma “elite branca que quer, a todo custo, se apropriar das ações afirmativas para benefício próprio”.
Ainda segundo a reportagem, a Comissão de Promoção de Igualdade Racial do TSE espera que ACM Neto também devolva a verba destinada a candidaturas negras recebida por ele.
A equipe de ACM Neto foi consultada para saber se poderá devolver parte dos recursos que podem ter sido disponibilizados para pessoas negras, mas não obteve respostas. A equipe também não informou se foi contactada pelo partido União Brasil para falar sobre autodeclaração.