Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / TV Globo

De acordo com uma reportagem exclusiva do portal Terra, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial do Tribunal Superior Eleitoral está apurando quais partidos permitiram que seus candidatos alterassem a autodeclaração para garantir a eleição.



Vera Lúcia, advogada eleitoral que compõe a lista tríplice para vaga de ministra do TSE, disse à reportagem que um dos motivos para que candidatos tenham burlado a autodeclaração foi o Fundo Eleitoral. Entretanto, o principal, para ela, é a manutenção do poder por uma “elite branca que quer, a todo custo, se apropriar das ações afirmativas para benefício próprio”.

Ainda segundo a reportagem, a Comissão de Promoção de Igualdade Racial do TSE espera que ACM Neto também devolva a verba destinada a candidaturas negras recebida por ele.

A equipe de ACM Neto foi consultada para saber se poderá devolver parte dos recursos que podem ter sido disponibilizados para pessoas negras, mas não obteve respostas. A equipe também não informou se foi contactada pelo partido União Brasil para falar sobre autodeclaração.



Deixe sua opinião

Política Ao Vivo
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.