Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Divulgação

A atuação no comado da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) deve ser o grande trunfo de José Trindade (PSB) para o embate contra o prefeito Bruno Reis (União Brasil) em 2024, caso seja candidato à prefeitura de Salvador. A tese é defendida por nomes próximos a Trindade e ao governo estadual.



Apontado como aposta do ministro Rui Costa (PT) para o pleito, Trindade deverá usar o trabalho na companhia, com status e oçamento de secretaria, para bater de frente com o atual prefeito. A ideia, segundo um dos nomes ouvidos pela reportagem, é que o ex-vereador mostre que é o responsável por grandes feitos de infraestrutura na capital baiana, o que colocaria Bruno em uma situação delicada. Trindade assumiu a Conder em 2021, logo após perder a eleição para a Câmara Municipal.

A avaliação dos defensores da candidatura de Trindade afirmam que apenas alguém com uma poderosa máquina nas mãos poderia desestabilizar Bruno, que deve usar novamente as ‘bençãos’ de ACM Neto (União Brasil), caso a disputa fique apertada. A estratégia é fazer com que o eleitor entenda que o titular da Conder tem capacidade, pela experiência à frente da pasta, para resolver problemas estruturais na capital, como a questão do transporte público, principal calo da atual gestão.

Outro fator que pode ser explorado é a ‘escadinha’. A ideia é que Jerônimo e Lula em bons momentos das suas gestões podem passar a lógica de que Trindade teria melhores condições para comandar a cidade junto com aliados. Apesar de falar discretamente sobre o tema, Bruno já deu a entender que votou em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial de 2022.



Deixe sua opinião