Desde que foi anunciada como a escolhida do governador Rui Costa como pré-candidata do PT à prefeitura de Salvador, a major da Polícia Militar, Denice Santiago, tem sido o centro das atenções da cena política municipal.
A força e a necessidade de lançar o nome da major para bater de frente com o candidato da situação, Bruno Reis (DEM), têm sido alvo de debates e divergências até mesmo dentro do PT, que tinha outros quadros antes de Denice, como Juca Ferreira e Vima Reis.
Nascida em 1972, Denice Santiago Santos do Rosário ingressou na carreira militar como sargento da primeira turma de praças femininas da Polícia Militar da Bahia, no ano de 1990. Já em 1992, Denice fez parte da primeira turma de oficias para mulheres. Recentemente, em 2016, foi promovida a major da Polícia Militar da Bahia.
A major também é formada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), universidade pela qual fez um mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social.
Denice começou a ter destaque nos veículos de imprensa quando criou a Ronda Maria da Penha, em 2015.
O projeto, que visita periodicamente as casas das mulheres vítimas de agressão física é pioneiro e se tornou modelo no Brasil. Também é de autoria dela o centro Maria Felipa, primeiro núcleo de gênero da Polícia Militar da Bahia e do país.