Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente do Consórcio Nordeste, Welligton Dias (PT), governador do Piauí, anunciou a suspensão da importação das doses da vacina Sputnik V, produzida pelo Fundo Russo, contra a Covid-19.
No anúncio feito na tarde desta quinta-feira (5), Wellington disse que a decisão foi tomada após reunião com o Fundo Soberano Russo, onde explicou que as restrições impostas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde tornavam inviável, neste momento, adquirir as 37 milhões de doses que seriam divididas entre os nove estados da região. O grupo não pagou os imunizantes, apesar do acerto da compra.
“É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste junto com a não inclusão do Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação, tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, pontuou Dias.
As doses destinadas ao Brasi serão enviadas para Argentina, Bolívia e México.