
Foto: Divulgação / Secom
A polêmica construção de uma estação elevatória de esgoto na Lagoa do Abaeté ganhou destaque fora da imprensa baiana. Uma matéria do jornal Folha de S. Paulo fala sobre a importância da preservação de um dos principais pontos de Salvador.
A publicação fala sobre a briga entre os ambientalistas, adeptos de religiões africanas e moradores do local para evitar possíveis danos ambientais na área. A Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Conder) é a responsável pela obra, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A obra será entregue no dia 20 de novembro, de acordo com o titular da pasta, Nelson Pelegrino.
A reportagem também traz detalhes da obra e do funcionamento da estação, que terá três bombas, duas enterradas e uma na superfície. Artistas como Caetano Veloso e Zezé Mota já fizeram apelo, por meio de vídeos, para que a obra não fosse feita, além de alertarem para os riscos ambientais dela.
“Chegamos a suspender a obra para ouvir as propostas, que não se mostraram viáveis tecnicamente. Nosso projeto é seguro e de fácil manutenção”, disse Pelegrino à Folha.



