Foto: Arquivo Pessoal

Freud de Brito vem encontrando dificuldade para conseguir que seu pai, Juracy de Brito, de 77 anos, seja atendido por algum hospital de Salvador.

Todo o imbróglio iniciou no último dia 29 de julho, quando Freud levou o pai ao Hospital Eládio Lassére, localizado no bairro de Águas Claras. Na unidade de saúde, o idoso foi diagnosticado com infecção urinaria que chegou a afetar os rins de Juracy.

Durante o tempo que esteve em tratamento, foram realizados alguns exames que detectaram um aneurisma na aorta, um entupimento da veia que leva oxigênio para todo o corpo causado por coagulo que, caso se rompa, pode levar o paciente a morte. O Hospital alegou que não conta com uma equipe que cuide dessa especialidade. Então, Freud entrou com um processo para que o pai pudesse ser transferido para um hospital que tivesse uma equipe que pudesse tratar do aneurisma.



“Tentei encontrar alguns amigos para me ajudar junto ao poder público, mas não consegui. Quando eu vi que não ia andar através dessa pessoas, eu entrei com uma liminar”, disse Freud. “Com essa entrada com a Liminar, eu achei que fosse rápido porque tratasse de uma situação de urgência. Se essa veia estourar, ele morre”, completou.

Se não bastasse a burocracia no sistema de saúde, o problema se repetiu no âmbito judiciário, onde também encontrou obstáculos. “O juiz que recebeu o documento ficou procurando burocracia. Teve uma situação que ele não olhou a vida do paciente, olhou a vida do advogado, que é de fora, meu sobrinho, neto dele [paciente]”, disse Freud.

Segundo Freud, o juiz solicitou uma certidão comprovando que o advogado tinha menos de cinco processos contra o Estado. O sobrinho alegou que ele teria como comprovar no sistema que o juiz tem acesso. O processo voltou. Além disso, outro setor do judiciário afirmou que mandaria um médio para avaliar o caso do pai tem um prazo de 5 dias para algum retono.“Se o cara tiver que morrer, o cara morre porque a justiça baiana tem cinco dias para analisar se aquele caso é realmente de urgência par o juiz dá o parecer. Pense na bagunça”,criticou Freud.

Enquanto aguarda pela transferência para um hospital, Juracy foi testado em três oportunidades diferentes para tentar observar se o idoso foi contaminado pelo novo coronavírus. Todos os testes deram negativo. “Parece que estavam querendo que ele tivesse com covid para justificar alguma coisa”, diz Freud.

Freud segue aguardando a transferência do pai e que ele possa enfim receber o tratamento médico adequado.





Deixe sua opinião