Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin pode adiar sua chegada ao PSB, ficando um período sem partido. A ideia é que sua candidatura a vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula não fique dependente de uma aliança entre as duas siglas. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo.
PT e PSB ainda possuem entraves regionais. De acordo com a publicação, o líder petista já teria deixado claro que quer contar com o ex-governador como vice em sua chapa, independentemente da legenda à qual ele vai se filiar. Com Alckmin na chapa de Lula, as negociações do PT com os socialistas não envolveriam outros acertos regionais, o que facilitaria a aliança entre os partidos.
Ainda segundo a coluna, uma ala do PSB tenta condicionar a filiação de Alckmin em troca de um apoio do PT a candidatura do partido aos governos estaduais de Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, onde um acordo seria mais complicado, já que o PT não pretende abrir mão da candidatura de Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes.