Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O Brasil foi ultrapassado por quatro países devido ao ritmo de vacinação diária contra a Covid-19 ter caído pela metade. Alemanha, Reino Unido, França e Itália aumentaram os números de doses aplicadas na população nos últimos 14 dias.
Devido a diversos problemas relacionados às doses das vacinas no país, a média, que era de 995 mil no dia 29 de abril, caiu para 429 mil na quarta-feira (12), segundo dados do projeto da Universidade de Oxford, o “Our World in Data”.
A redução de 57% só nas duas últimas semanas conseguiu deixar o Brasil na 8° posição do país que mais aplica doses contra o novo coronavírus, quatro a menos do que estava anteriormente. Entretanto, a China segue na liderança há semanas, com média de 9,23 milhões.
No dia 13 de abril, o Brasil conseguiu vacinar cerca de 1,14 milhões de pessoas, sendo o único país, até agora, que superou a média de 1 milhão de doses aplicadas por dia.
No quesito dos países que mais aplicaram a vacina, no geral, o Brasil está na 5° posição, ficando atrás do Reino Unido, índia, Estados Unidos e, em primeiro lugar, a China. É importante pontuar que o país está com diversos problemas em relação à falta de doses da CoronaVac devido ao atraso no recebimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é importado da China.