Foto: Max Haack/Secom/PMS

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, disse que está preparando um planejamento para a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Salvador. Mesmo sem uma previsão para a liberação de uma vacina contra a doença, Prates contou que está elaborando um termo de referência para a compra de refrigeradores que farão o armazenamento das vacinas.



“Estamos em fase de elaboração de um termo de referência para compra de refrigeradores que atinjam menos de 80 graus, porque dois tipos de vacinas a preservação só ocorre a menos de 80 graus, e não temos na cidade nenhum tipo de equipamento com esse tipo de temperatura. Já vamos lançar a licitação para o próximo secretário e o próximo prefeito darem continuidade”, falou Prates durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado Odontológico (CEO), no bairro de Periperi.

O secretário disse ainda que estuda usar um sistema drive-thru para as campanhas de vacinação durante a pandemia, incluindo a imunização contra a Covid-19. “Já estamos planejando a cidade para a vacinação. Vai ter drive-thru. Estamos escalonando, porque não vai dá pra fazer na população toda de uma vez. Estamos preparando também todos equipamentos necessários que serão usados. A minha expectativa pessoal é que as vacinas só cheguem aqui em Salvador em maio ou junho”.

Ao ser questionado sobre uma segunda onda da doença em Salvador, Prates contou que, caso seja necessário, vai reativar leitos de UTI destinos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

“Os leitos da Fonte Nova serão reativados, segundo o secretário Fábio [Fábio Vilas-Boas] me falou. Estamos com metade do Itaigara Memorial desmobilizado, caso haja uma segunda, isso equivale a 20 leitos. Se precisar mobilizar mais alguma coisa, nós faremos. Estamos deixando toda a tecnologia pronta. Ou seja, estamos melhores preparados. Precisamos, é claro, da colaboração das pessoas. Gostaria muito de está aí nos paredões, mas esse não é o momento”, disse.





Deixe sua opinião