A Prefeitura de Salvador espera aplicar, nesta quarta-feira (20), mais 5,3 mil doses da Coronavac, a primeira vacina contra a Covid-19 aprovada no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac.
A imunização terá início às 9h, no Hospital Martagão Gesteira, no bairro do Tororó, onde serão vacinados 273 profissionais que trabalham na unidade hospitalar. Segundo a Prefeitura, no primeiro momento, a prioridade é vacinar profissionais da saúde, iniciando por hospitais de grande porte, UPAs e Gripários.
Uma equipe com 30 profissionais vai percorrer as unidades para vacinar os funcionários das unidades de saúde. O processo de imunização só termina por volta das 18h.
“Estaremos intensificando a imunização dos trabalhadores que estão atuando diretamente com os pacientes do novo coronavírus nesse segundo dia da campanha de vacinação. Esses profissionais atuam na rede de urgência e emergência da capital e em hospitais que contam com leitos exclusivos para atender pessoas com a Covid-19. Nós iremos até eles com equipes volantes”, disse a subcoordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Doiane Lemos.
Um cronograma será elaborado diariamente em Salvador, dependendo da disponibilidade de vacinas. Com a chegada de novas remessas do imunizante, a Secretaria de Saúde ampliará a imunização dos grupos prioritários. A programação na capital baiana segue a recomendação de uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.