Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Secom/Prefeitura de Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou, na manhã desata segunda-feira (15), durante uma live em suas redes sociais, que a capital baiana bateu mais um recorde e amanheceu com 137 pacientes esperando regulação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais.



De acordo com o prefeito, a pressão no sistema de saúde de Salvador está quatro vezes maior agora do que o registrado na primeira onda da pandemia da Covid-19. Ele reforçou ainda que, no atual momento, uma grande quantidade de pessoas na fila foi regulamentada: 103 pacientes. Assim, 240 estavam esperando por um leito.

“Nós regulamos, nas últimas 24 horas, 103 pacientes. Mesmo assim, amanhecemos nas nossas UPAs com 137 pacientes aguardando”, afirmou. “Quando somamos 103 + 137, estamos falando de 240 pessoas. Esse é o recorde de toda a história da pandemia em nossa cidade”, disse.

Segundo o prefeito, das 137 pessoas que esperavam por uma vaga nas unidades de saúde para receberem tratamento, 80 esperam por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destes, 77 para adultos e três de pediatria.

“No auge da primeira onda, em julho de 2020, esses dois números somados chegavam a 65. Nós estamos em 240. São quatro vezes mais. A pressão hoje sobre o sistema de saúde é quatro vezes maior do que nós enfrentávamos na Salvador na primeira onda”, afirmou.

Bruno Reis disse que, apesar do momento, a Prefeitura está conseguindo garantir que os pacientes tenham atendimento dentro de um prazo de 48h. “Mesmo com a pressão, não há colapso e os pacientes são regulados em até 48 horas”, disse.





Deixe sua opinião