A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) vai garantir a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 aos “fura-fila”. É o que diz um entendimento da pasta, em resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (25).
O documento elenca algumas recomendações aos prefeitos e secretários municipais de Saúde para a vacinação contra a doença.
Até o dia 11 de fevereiro o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu 185 denúncias de pessoas que “furaram a fila” de vacinação a Covid-19. Segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Saúde (Cesau) do MP-BA e integrante do Grupo de Trabalho para Ações de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, Patrícia Medrado, quem for flagrado furando a fila pode sofrer penalidades “severas”.
Em Salvador, a Prefeitura disponibilizou o aplicativo Detetive Fura Fila, para receber denúncias de “furas fila” de vacinação contra a Covid-19 na capital. O download pode ser feito pelo Google Play ou por QR Code no site da plataforma (clique aqui).