Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que a aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19 deve ter início a partir do dia 15 de setembro.
Queiroga já havia dito que a aplicação da terceira dose começaria com os profissionais da saúde e idosos, grupos considerados prioritários no início da campanha de imunização no Brasil no início deste ano.
Ainda segundo o ministro, a exposição ao vírus e o envelhecimento do sistema imune seriam as justificativas para que esses públicos sejam os primeiros a receber a dose de reforço. Entretanto, a grande preocupação seria com a variante Delta, que vem avançando no Brasil. Queiroga disse que a iniciativa priorizará idosos e indivíduos imunossuprimidos, como os transplantados.
“Desde que esses tenham tomado as duas doses da vacina, depois de 21 dias nós vamos aplicar um reforço que será a vacina da Pfizer. Só depois será para aqueles acima de 80 anos. Inicialmente, vamos aplicar também uma dose da vacina da Pfizer para aqueles que tomaram a última dose há seis meses”, detalhou o chefe da pasta.