Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O relatório final da CPI da Covid, que deve ser apresentado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) na próxima terça-feira (19), deverá pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por 11 crimes. A informação é do blog de Valdo Cruz, no portal G1.
Segundo a publicação, os crimes previstos no documento são: epidemia com resultado de morte; infração de medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; charlatanismo; Prevaricação; genocídio de indígenas; crime contra a humanidade; crime de responsabilidade; e crime de homicídio comissivo por omissão no enfrentamento da pandemia.
Após cinco meses de investigação, a CPI entra em seus últimos dias. É esperado que o relatório seja votado na próxima quarta-feira (20). Em seguida, o documento deve ser encaminhado ao Ministério Público, que deve ser decidir se dará prosseguimento aos pedidos de indiciamento propostos pela comissão.
Caso Bolsonaro seja de fato indiciado, o documento deverá ser apresentado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que, segundo a Constituição, será o responsável por protocolar as ações penais contra o presidente.