Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Se desistir de disputar o Governo da Bahia novamente, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), pode ser candidato a deputado federal.
A avaliação é de articulistas políticos baianos, que identificam em Neto grande potencial de votos para a eleição à Câmara dos Deputados, onde já teve grande influência no início dos governos Lula.
A dificuldade maior de ACM Neto para a empreitada rumo ao Governo do Estado acontece por causa das investidas de João Roma, cuja candidatura tira dele 40% dos votos que são bolsonaristas e anti-PT.
Uma derrota de Neto para Jaques Wagner pode ser danosa a ponto de colocar em risco, já visando 2024, as poucas cidades dominadas pela oposição na Bahia, incluindo Salvador, assim como o projeto maior de Neto de chegar à Governadoria, já que, assim que deixar o Palácio de Ondina, Rui Costa vira o principal player nas apostas para a eleição estadual seguinte.
A situação fica ainda mais difícil para o ex-prefeito de Salvador se levada em consideração a possibilidade da vitória do ex-presidente Lula, além do fim do Democratas e consequentemente sua presidência na legenda.
No entanto, se for candidato a deputado federal, Neto teria potencial para bater recorde de votos e puxar outros parlamentares, fazendo uma grande bancada do DEM-PSL na Bahia para a próxima legislatura.