Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O prefeito Andrei da Caixa (MDB), junto com o secretário de Cultura Targino Gondim, anunciou na quinta-feira (16) que Juazeiro não terá Carnaval em 2025, através de suas redes sociais.
“Após analisar a situação financeira de Juazeiro, decidimos cancelar o Carnaval deste ano. O município enfrenta uma grave crise financeira, com dívidas elevadas e dificuldades na saúde, como atrasos salariais e falta de insumos. Estamos trabalhando com dedicação para reorganizar Juazeiro e cuidar das pessoas. Tenho certeza de que, em um futuro breve, iremos comemorar um Carnaval lindo juntos!”, afirmou o prefeito no Instagram.
A medida, confirmada em decreto publicado no Diário Oficial do Município, foi tomada devido ao alto endividamento deixado pela ex-gestora Suzana Ramos (PSDB). Juazeiro é a quarta cidade mais endividada do Brasil, com uma dívida de R$ 300 milhões, segundo levantamento do portal Uol.
Em seus primeiros dias de gestão, Andrei da Caixa decretou estado de calamidade financeira e situação de emergência na Secretaria de Saúde (Sesau.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação à atual gestão, destacando os inúmeros custos diretos causados pela festa, como sobrecarga dos serviços de saúde, segurança pública, iluminação pública e limpeza urbana, além dos gastos com contratação de bandas e locação de serviços de som, palco e banheiros.